Histórico

Programa Institucional de Formação Docente em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem e Estratégias de Avaliação

O QUE É O PROGRAMA METAA?

No primeiro semestre de 2023 foi criado o Programa Institucional de Formação Docente em Metodologias Ativas de Aprendizagem e Estratégias de Avaliação, vinculado à Ação Docente da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

A aprendizagem ativa está presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de vários cursos de graduação, sendo que, estas DCN's estabelecem que o uso de metodologias para aprendizagem ativa deve ser estimulado, como forma de promover uma educação mais centrada no aluno, que deve assumir um papel mais ativo no processo de ensino-aprendizagem, além de orientarem para a construção de currículos baseados em competências.

O Programa Institucional de Formação Docente em Metodologias Ativas de Aprendizagem e Estratégias de Avaliação (MetAA), vinculado à Ação Docente da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da Universidade Federal de São Carlos, tem como objetivo geral contribuir com o fortalecimento e a valorização de ações de formação docente em Metodologias Ativas de Aprendizagem e Estratégias de Avaliação, em diferentes formatos, dentre eles: cursos online e híbridos, oficinas, produção de materiais instrutivos, além do oferecimento de acompanhamento longitudinal e mentorias aos participantes.

HISTÓRICO

O Grupo de Trabalho em Metodologias Ativas e Avaliação - MetAA nasceu em 2017 no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Nesta época, vários cursos da área da saúde e biológicas vivenciavam a reestruturação de seus projetos pedagógicos o que culminou em uma série de reflexões sobre metodologias de ensino, processo de avaliação e interprofissionalidade.
Com o intuito de contribuir com a demanda de ações voltadas ao desenvolvimento dos docentes do CCBS, o MetAA surgiu com o objetivo de aprofundar estudos sobre metodologias ativas e oferecer oficinas de formação docente.

O Grupo ganhou visibilidade na instituição e as atividades oferecidas passaram a ser requisitadas por docentes de outros departamentos, o que contribuiu para que, em 2018, ele fosse vinculado à Pró-Reitoria de Graduação.

Desde a sua criação, o Grupo se reúne periodicamente para propor, planejar e executar atividades de desenvolvimento docente por meio de oficinas pedagógicas, estudo e pesquisa em metodologias ativas e estratégias de avaliação.

Durante os anos de sua existência, foram realizadas 27 ações formativas para docentes vinculados à UFSCar (22 presenciais e 5 remotas, em 7 encontros virtuais), como palestras, oficinas e eventos,  com a participação média de 40 pessoas por evento e que versaram sobre metodologias e temáticas diversificadas, tais como: Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE ou TBL, do inglês, Team-Based Learning), Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP ou PBL, do inglês Problem-Based Learning), Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj ou PjBL, do inglês, Project-Based Learning), Sala de Aula Invertida (ou em inglês, Flipped Classroom), Problematização, Aquário (ou em inglês, Fishbowl), Estratégias de Avaliação da Aprendizagem do tipo OSCE (do inglês, Objective Structured Clinical Examination), Júri Simulado (ou em inglês, Mock Trial), Avaliação Baseada em Competências, Aulas Interativas com Recursos Digitais, Boas Práticas para a Elaboração de Questões Objetivas e Discursivas, Boas Práticas para a Elaboração de Feedback, Perfis Psicológicos e Estilos de Aprendizagem. 

Além das oficinas realizadas no campus da UFSCar em São Carlos, o grupo também realizou diversos eventos semelhantes em outros campi da universidade (Semanas Pedagógicas-  Campus Lagoa do Sino, nos anos de 2018, 2019 e 2020), participou do ciclo de oficinas em parceria com o consórcio LAG-National Board Medical Education (2018 e 2019) e de eventos científicos nacionais sobre ensino superior (COBEM, COBENGE, CONEGRAD, CIET EnPED, EnPe-Saúde/HU-UFSCar), difundindo esse novo olhar diante das questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem dos estudantes universitários, em busca da aprendizagem significativa e do desenvolvimento de competências essenciais para os futuros profissionais. 

Com o intuito de contribuir com a contínua demanda de ações voltadas ao desenvolvimento docente em metodologias ativas, o MetAA também se estabeleceu como um grupo de estudo e de pesquisa sobre a temática, produzindo e difundindo o conhecimentos em eventos e publicações científicas e educacionais, com a produção de 17 trabalhos científicos, dentre artigos científicos, capítulos de livros e apresentações de trabalho em eventos científicos voltados à educação superior. As atividades do MetAA têm se constituído em uma resposta as necessidades de apropriação de novas práticas pedagógicas, buscando responder as atuais diretrizes curriculares de diferentes cursos de graduação, bem como as necessidades e características próprias das novas gerações de estudantes, que chegam nesse contexto globalizado, multidirecional e altamente ágil no acesso às informações.